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REDUTOR HELIMAX
HELIMAX Os redutores HELIMAX são de engrenagens cilíndricas com dentes helicoidais e eixos paralelos ou eixos ortogonais, disponíveis nas reduções de 1,12 a 355 e capacidade de 2000 a 500.000 Nm. Carcaça Produzidas em ferro fundido nodular e chapa de aço soldada para tamanho E65. Construção bipartida na altura dos centros dos eixos para tamanhos acima do E14 e carcaça monobloco para tamanhos E10 a E14, permite um fácil acesso a todos seus componentes, facilitando a manutenção. Possui tampa de inspeção superior, o que permite examinar o redutor sem remoção do equipamento que está instalado. Eixos de saída Os eixos são fabricados em aço-liga e tratados termicamente. Todos os assentos e pontas de saída são retificados conforme tolerância indicadas no catálogo. Engrenagens As engrenagens são fabricadas em aço-liga de alta qualidade, que após as operações de desbaste são submetidas a tratamento de cementação e têmpera. Os flancos dos dentes são retificados pelo processo de geração. Mancais Os mancais são de rolamentos autocompensadores de rolos ou rolos cônicos selecionados para suportarem as cargas indicadas. |
Lubrificação Os rolamentos, como as engrenagens, são lubrificados geralmente por imersão ou quando necessário à pressão mediante bomba de óleo. A parte inferior da caixa serve como depósito de óleo. Refrigeração Na maioria dos casos, o calor irradiado pela superfície exterior é suficiente para manter o sistema num regime térmico adequado. Quando necessitar de refrigeração adicional, esta poderá ser feita por serpentina, trocador de calor externo ou ventilador axial. |
Forma de fornecimento Os redutores são fornecidos sem óleo lubrificante. O interior da caixa é revestido de uma pintura resistente ao óleo. As pontas dos eixos são protegidas contra a corrosão. Os redutores são fornecidos pintados com esmalte sintético, padrão WEG-CESTARI, ou conforme solicitação específica do cliente. |
Opcionais: Vedação Taconite: A Vedação Labirinto Taconite garante que os retentores e as pistas dos mesmos não sejam contaminados por agentes corrosivos ou abrasivos. Esta vedação forma uma película de graxa protetora que mantém a região dos retentores limpas. Placa de inox: Devido aos agentes contaminantes e abrasivos no ambiente de mineração, é exigido o fornecimento de uma plaqueta de identificação que resista a essas condições. Os dados são gravados em baixo relevo e podem ser inseridas informações como TAG do equipamento. Prolongador de Respiro: Utilizado para evitar que o acúmulo de pó em cima do redutor interrompa o fluxo de ar entre redutor e meio externo, e que contamine o óleo. Esta obstrução causa aumento da pressão interna do redutor que leva ao vazamento pelos retentores e juntas. A contaminação do óleo leva estes contaminantes até os rolamentos e engrenagens causando uma menor vida útil e desgaste prematuro de todo redutor inclusive do óleo. Retentores em Viton: Os retentores em Viton suportam temperaturas maiores de operação, possuem uma maior confiabilidade e tempo de vida útil mais elevado, por serem mais resistentes a abrasão. Nível de Óleo Tipo Vareta: Melhor visualização do óleo em ambientes com pó. Pode-se verificar o nível e a cor do óleo de maneira mais confiável. As lentes dos visores do tipo “olho de boi” e capela tendem a escurecer com o tempo, dificultando a visualização do óleo.
Bujão Magnético: Retém partículas metálicas provenientes do desgaste natural de engrenagens e rolamentos e ainda, possíveis fragmentos metálicos. Estes contaminantes são levados pelo óleo lubrificante até as pistas e roletes dos rolamentos e entre o contato das engrenagens, levando todos estes componentes a um desgaste prematuro e em casos extremos a quebra. Válvula Globo: Facilita a drenagem e troca do óleo. |